Atrações

Berliner Dom: Mistérios da Catedral de Berlim

Catedral de Berlim (Berliner Dom): símbolo de história e cultura

Para quem quer conhecer a história e a cultura de Berlim, a visita à Catedral de Berlim (Berliner Dom) é um passeio obrigatório. Localizada no coração da cidade, a Catedral é um dos pontos turísticos mais emblemáticos da capital alemã. Além da cúpula com vista panorâmica, o lugar ainda abriga música clássica e alguns mistérios do país.

Esse é um dos passeios oferecidos pela German Routes no seu roteiro de viagem personalizado com guias brasileiros em Berlim.

Confira a seguir as principais informações sobre a Catedral de Berlim (Berliner Dom):

Berliner Dom: Mistérios da Catedral de Berlim

A História antiga da Catedral de Berlim (Berliner Dom)

Conhecer a história rica por trás da Berliner Dom é fundamental para quem deseja ter uma experiência completa ao visitar a cidade. Como reflexo das mudanças políticas, religiosas e sociais, o local sofreu muitas transformações ao longo do tempo. Embora a construção atual tenha sido erguida entre 1894 e 1905, as origens da catedral remontam aos tempos do Renascimento e dos principados alemães.

O nome completo é na verdade “Oberpfarr- und Domkirche zu Berlin” (Igreja Paroquial e Catedral Suprema) – mas geralmente é chamada apenas de Berliner Dom. Na língua alemã, a palavra Dom refere-se a uma igreja colegiada, ou seja, uma igreja mantida por uma comunidade de clérigos (não monástica) organizada de forma autônoma. Como muitas catedrais também são igrejas colegiadas, o termo Dom passou a ser usado como sinônimo de “catedral” em alemão, embora esses termos não signifiquem exatamente a mesma coisa.

As origens da Catedral de Berlim (Berliner Dom) remontam ao século XV. Frederico II de Brandemburgo decidiu transferir sua residência de Brandemburgo em Havel para Cölln (a parte sul da atual Ilha dos Museus), estabelecendo-se no recém-construído Berliner Stadtschloß. Esse palácio também incluía uma capela católica, que em 1454 – após o retorno de Frederico II a Berlim de sua peregrinação a Jerusalém, via Roma – foi elevada à categoria de igreja paroquial.

A Reforma Protestante marcou a história da Catedral de Berlim. Os principais nomes envolvidos foram os eleitores-príncipes Joaquim II, em 1535, e Johann Sigismund em 1608. Com a conversão de líderes religiosos ao luteranismo e ao calvinismo, o local passou por diversas transformações, sendo ora católica, ora luterana, ora calvinista.

As constantes mudanças religiosas eram reflexos das disputas políticas e sociais da época. O principal acontecimento da época envolvendo a Berliner Dom foi o Tumulto de Berlim em 1615, no qual os residentes de Berlim e Cölln – cidade irmã da velha Berlim localizada na Ilha Spree – se enfrentaram contra os líderes religiosos calvinistas. Ao longo dos séculos, o edifício foi reconstruído, ampliado e adaptado às crenças dominantes, tornando-se um símbolo da complexa identidade religiosa da cidade.

A grande construção no estilo barroco com a cúpula foi idealizada em 1747 por Frederico II (o Grande), em frente ao Palácio Imperial. A proximidade fazia com que a catedral fosse a principal igreja da corte da dinastia Hohenzollern. Lá eram sepultados os membros da família, aumentando os mistérios.

Outra mudança aconteceu 70 anos depois, quando foi reformada para o estilo clássico. A principal alteração que levou ao edifício atual veio em 1894, quando a família real entendeu que os moldes da Catedral não representavam a grandiosidade da monarquia. Assim, sob ordens do Kaiser Guilherme II, o prédio foi inteiramente demolido e reconstruído até 1905. A imponência da nova arquitetura seria a resposta de Berlim à Basílica de São Pedro, no Vaticano, e à Catedral de São Paulo, em Londres.

Características da Berliner Dom

A Catedral de Berlim, ou Berliner Dom, está localizada na Ilha dos Museus, um complexo de museus na parte norte da Ilha Spree, no coração histórico de Berlim. É um dos principais exemplos da arquitetura neobarroca na Alemanha e um dos maiores edifícios sacros de Berlim. Com sua imponente fachada, a construção destaca-se na paisagem urbana, além de ser considerada um importante símbolo da cidade.

Ela foi construída em frente à fundação localizada em frente ao Palácio Imperial. A arquitetura atendeu aos estilos que regiam os costumes durante os séculos XV até XVIII. Em 1894, depois de ordenada sua demolição, foi reconstruída no estilo barroco com influência do renascimento italiano.

A Catedral de Berlim (Berliner Dom) tem 116 metros de altura, 73 metros de largura e 114 metros de comprimento. Sem dúvidas, é reconhecida pela cúpula principal esverdeada, reconstruída depois da destruição da guerra, e das outras quatro ao seu redor. O interior e exterior da Catedral foram decorados com ilustrações sobre o novo testamento e contam a história da reforma da igreja.

Conta com uma escadaria de aproximadamente 270 degraus que leva à cúpula principal. De lá, os visitantes podem apreciar uma incrível vista panorâmica da cidade. A vista inclui as outras instalações da Ilha dos Museus, o Rio Spree, a torre de TV e o Palácio do Reichstag, o parlamento alemão.

Mistérios da Catedral de Berlim (Berliner Dom): Cripta Hohenzollern

Um dos mistérios mais intrigantes é que a Berliner Dom tenha sido construída sobre as ruínas de uma antiga igreja medieval demolida em 1894. O local do antigo edifício foi escolhido por conta de sua proximidade com o Palácio Imperial. Por isso, membros da família Hohenzollern estão enterrados nas suas fundações, o que dá um ar místico e enigmático ao local.

A Cripta Hohenzollern sob a Catedral de Berlim é o cemitério dinástico mais importante da Alemanha e pode ser visitado. São mais de 90 tumbas e sarcófagos, incluindo o túmulo do rei Friedrich I e da rainha Sophie Charlotte. As ornamentações e estátuas chamam atenção pelos detalhes da composição.

Contudo, desde março de 2020, a Cripta Hohenzollern está fechada para trabalhos de construção e renovação. As obras incluem novos recursos de acessibilidade e infraestrutura no local. A previsão de reabertura é março de 2025.

A Catedral de Berlim (Berliner Dom) e a Guerra

A Catedral de Berlim (Berliner Dom) sofreu com ataques durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1940, um ataque aéreo destruiu as janelas do altar. Depois, em 1944, a cúpula foi atingida por uma bomba de líquidos inflamáveis. O fogo não pôde ser controlado, a parte principal do edifício cedeu, queimando todo o interior da catedral.

Quando o conflito mundial acabou, Berlim foi dividida. A principal igreja protestante ficou na parte oriental da cidade e sua reconstrução começou apenas em 1975. A medida só foi possível a partir do financiamento da Igreja Protestante e da Alemanha Ocidental.

A nova Catedral foi feita com uma cúpula simplificada e o salão do memorial que ficava na asa norte foi demolido. A fachada foi concluída em 1983, dando início ao trabalho no interior do símbolo religioso. A Catedral de Berlim só foi reaberta solenemente em 06 de junho de 1993, anos depois da Queda do Muro de Berlim. A inauguração cerimonial do oitavo e último mosaico da cúpula, em 2002, marcou o final definitivo da reconstrução.

Apresentações na Catedral de Berlim (Berliner Dom)

A Catedral de Berlim é sinônimo de música e do estilo clássico. O convite fica à cargo do maior órgão do país que possui 7200 tubos e faz parte da igreja. Apresentações de órgão acontecem regularmente, proporcionando uma experiência única para os amantes da música clássica.

Acontecem mais de 100 apresentações por ano. O Concerto e o Coro da Catedral de Berlim (Berliner Domkantorei, em alemão) são algumas das principais atrações. O local também recebe a Filarmônica da cidade. Os ingressos para cada evento também podem ser adquiridos antecipadamente.

E as novidades sobre a Catedral não param de chegar. De acordo com o jornal alemão Berliner Zeitung, depois de uma longa pausa, em novembro de 2024 será oferecida uma nova temporada repleta de eventos culturais que vão do clássico ao moderno, para jovens e idosos. O evento foi nomeado de “Berliner Dom Konzerte” com uma programação cultural diversificada.

Horários e visitação à Catedral de Berlim (Berliner Dom)

A Catedral de Berlim pode ser visitada durante todo o ano, mas nos dias mais quentes, a fila pode ser maior. Além da possibilidade de assistir às missas nos horários determinados, conta com visitas guiadas ao interior e cúpula, além de promover eventos de música.

A visitação está disponível diariamente com o seguinte horário de funcionamento:

  • Segunda a sexta: 9h às 19h
  • Sábado: 9h às 17h
  • Domingo: 12h às 17h

A entrada é paga e os ingressos podem ser adquiridos com antecedência. A German Routes pode incluir a Berliner DOM, além dos outros edifícios da Ilha dos Museus, no seu roteiro de viagem.

Passeios privativos – Guia brasileiro em Berlim

Os passeios em Berlim são privativos e customizados pra você. Para viajantes sozinhos ou na companhia de família ou amigos, faremos o roteiro que melhor se adapta às suas expectativas de viagem.

Guia brasileiro em Berlim

Recadinho dos nossos clientes:

Confira aqui o recadinho dos clientes, que já fizeram os nossos passeios e contaram com uma completa assessoria de viagem.

  •   Tivemos o privilégio de conhecer Nuremberg na deliciosa companhia da Tati. Com muito carisma, gentileza e profissionalismo, cuidou do nosso bem estar e do nosso divertimento com um mês de... read more antecedência do nosso encontro. Foram maravilhosas as horas em que estivemos juntos pelas ruas e monumentos da cidade. Recomendamos fortemente.

    Beatrice E
    Dezembro 27, 2019

      fui para a Alemanha para estudar, e a Tati não só me deu completo apoio quando cheguei mas também antes e depois disso! antes porque ficava cheia de dúvidas e... read more inseguranças em relação a viagem e documentos, e ela sempre me passava informações claras, úteis e aquele apoio emocional também 🙂 ela me buscou no aeroporto, fomos de trem até a cidade que estou estudando, ela me mostrou tudo, como mercados, farmácias, cartões; me orientou com o Anmeldung, conta bloqueada, tudo que preciso para tirar o visto de estudante. e ainda continua me ajudando. recomendo demais o trabalho dela. ela foi extremamente dedicada e atenciosa comigo! ainda não sei como teria viajado sozinha pela primeira vez sem ela 🙂

    Bruna P
    Março 16, 2022
  •   Uma viagem maravilhosa!!! Que bom que achamos a Tati 🙂 ela foi impecável do início ao fim!!! Montou o nosso roteiro, indicou hotéis e restaurantes ótimos, além de todas as... read more dicas e orientações. Esteve sempre a disposição para nos ajudar em todos os detalhes, antes e durante a viagem! Muito obrigada Tati, por nos permitir esta experiência incrível!!!

    marianamX2877FH
    Dezembro 6, 2021

      O atendimento tanto na contratação com a atenção da Tati quanto do atendimento do guia Renan que nos apresentou Berlim

    eneidachazan
    Junho 12, 2022
  •   Tivemos o privilégio de conhecer Nuremberg na deliciosa companhia da Tati. Com muito carisma, gentileza e profissionalismo, cuidou do nosso bem estar e do nosso divertimento com um mês de... read more antecedência do nosso encontro. Foram maravilhosas as horas em que estivemos juntos pelas ruas e monumentos da cidade. Recomendamos fortemente.

    794beatricee
    Dezembro 27, 2019

      Recepção perfeita na Alemanha.....clareza nas informações......profissionalismo absurdo.....e... leia mais

    O2293OFivans
    Março 16, 2022

Descubra Berlim com os nossos passeios em português! Acompanhado pelo seu guia brasileiro em Berlim, você irá descobrir, dentro do seu ritmo, a história e a vida local de uma cidade surpreendente

O que você vai descobrir em nossos passeios:

Queremos que você Descubra Berlim de um jeito descontraído e personalizado, adaptado ao seu ritmo e aos objetivos da sua viagem. Que a sua viagem pra Alemanha seja dos sonhos! Seremos os seus anfitriões na Alemanha!

  • ​​Fatos históricos e culturais da Alemanha, apresentados pelo seu guia brasileiro.
  • Curiosidades sobre a vida local na Alemanha, contados por guias que vivem a cultura local.
  • Atrações que fazem sentido em seu roteiro de viagem, para que você tenha um turismo personalizado na Alemanha, feito sob medida pra você.
  • Gastronomia típica: para provarmos o que a Alemanha nos oferece.
  • Dicas sobre a cidade, transportes, lojas e outros passeios, para que você não se preocupe com nada e não passe nenhum perrengue em sua viagem.

FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então fala com a gente! Clique aqui

Conheça as nossas viagens personalizadas

Eu gosto de viagens charmosas e recheadas de experiências. Amo provar sabores (sou do time do vinho). Adoro explorar novos lugares e sentir tudo de especial que o destino me reserva.

Moro atualmente na Alemanha e já explorei muitos cantinhos por aqui (vivo em busca de novidades e momentos UAU). Organizo o seu roteiro de viagem para Alemanha com base em minha experiência, utilizando boas práticas e padrões internacionais do TT (Transformational Travel designers).

Conte com a gente para organizar e produzir o seu sonho. Estamos te esperando! Bis Bald!

contato@germanroutes.com.br | +49 17676124420

Guia brasileiro em Berlim

GuiaBerlim

Recent Posts

O que fazer em Berlim em dezembro: eventos e datas importantes

Berlim em dezembro se transforma com os eventos de natal e preparativos para o Ano…

1 mês ago

O que fazer em Berlim em Novembro: eventos e datas importantes

Em novembro, Berlim já tem mercados de natal e grandes festas. Confira:  Novembro na Alemanha…

1 mês ago

Berlim em Outubro: eventos e datas importantes

Confira os principais eventos de outubro em Berlim e planeje sua viagem Se você quer…

1 mês ago

Berlim – A série derivada de La Casa de Papel

Conheça destinos na cidade de Berlim que combinam com a personalidade marcante do famoso ladrão…

1 mês ago

Túnel 57: a fuga do Muro de Berlim

Em plena Guerra Fria, o Muro dividia Berlim. A construção tinha como objetivo principal impedir…

1 mês ago

Christiane F. e a estação Zoo em Berlim

Christiane viveu uma infância conturbada na Berlim Ocidental dos anos 70, o que a levou…

1 mês ago